Informações

Ballet

Prólogo

O ballet clássico surgiu no século XV em Itália no perído Renascentista, porém é França que ficou conhecida como a pátria do ballet, razão pela qual os passos terem nomes franceses.

O ballet é uma arte, a dança mais complexa e o pilar para todos os outros estilos de dança. Os seus movimentos são graciosos que misturados com cadência e força lhe dão toda a dimensão de uma arte teatral deslumbrante. Porém requer técnica, disciplina, prática e muitas iterações… cada professora, em aula, faz várias combinações de passos a fim de ser desenvolvidas coreografias para encantadoras apresentações.

Benefícios

São muitos os benefícios da prática de ballet como a consciencialização corporal e espacial, o aprimoramento psicomotor, o alinhamento postural, a flexibilidade, a agilidade, a força, contribui ainda na capacidade de expressão e interpretação de emoções, a concentração, o bem-estar e a socialização. Aprimora também o sentido crítico e a criatividade, a fruição estética e aptidões artísticas.

Descoberta

Muitas crianças, principalmente as meninas, querem ser bailarinas, dançar em pontas, vestir tutus, usar tiaras e coroas cheias de brilho, os penteados… umas fadas e princesas num mundo de fantasia e magia!

As aulas

A aula de ballet, acompanhada por música, consiste em exercícios de chão, seguido de exercícios de barra, centro, diagonais e o reverence.

Nas classes de iniciação, o processo de aprendizagem das técnicas e passos de ballet acontece por meio de um programa metodológico assente na exploração de movimentos livres e orientados, jogos e brincadeiras, observação e iteração em trabalho individual e/ou grupal, com forte componente nos elementos da natureza e do imaginário. Introduz-se, gradualmente, a técnica do ballet através do ensino da postura, disciplina muscular, posições básicas de pés e braços e orientação espacial, utilizando o reportório e o vocabulário específico do ballet, mas respeitando o desenvolvimento harmonioso da criança.

Nas aulas de ballet, as crianças deverão utilizar roupa própria – maillot, collants e sabrinas de ballet, trazer o cabelo apanhado (coque ou rabo-de-cavalo) e, se necessário, usar fita de forma que o cabelo não caia para os olhos. Não se devem usar adereços como relógios, pulseiras, anéis, colares e brincos (grandes).

Podem trazer a sua boneca ou peluche especial!

 

SINCE 1998... até ao FUTURO!